Existem duas formas comuns de se instalar programas no FreeBSD, via Pacotes e via Ports.
Pacotes já estão disponíveis pré-compilados, são pacotes binários, sendo vantajoso na velocidade de instalação, não sendo necessário a utilização de um compilador no ambiente que está sendo instalado.
Instalações via Ports, são realizadas através código fonte. No processo de instalação, os fontes são baixados e compilados. Obviamente para isso, há a necessidade de um compilador no ambiente de instalação.
Mais trabalhoso e mais lento que a forma anterior, a vantagem nesse processo de instalação, é a possibilidade de personalizar opções antes das instalações ou na aplicações de patches(às vezes customizados), etc.
Abaixo a forma de instalação de ambos métodos:
Instalando com Pacote
No FreeBSD, temos o utilitário pkg_add(man pkg_add), para instalações de pacotes:
1
|
|
Instalando via Ports
O Ports além de outros, dispõe de arquivos Makefiles, customizados para o processo de instalação. A coleção de ports ou árvores de ports, estão disponíveis através do diretório /usr/ports/.
Caso o Ports não tem sido instalado, é possível fazê-lo através dos utilitários portsnap ou csup. Dentro do diretório /usr/ports, há inúmeros aplicativos para instalação. No exemplo, a instalação do servidor Proxy Squid:
1 2 |
|
A instalação é realizada pelo utilitário make, que acima, está em sua forma mais simples, podendo variar conforme necessidades.