Developer's Lab

By Diogo Pinto - DiØ

FreeBSD - Install Programs

Existem duas formas comuns de se instalar programas no FreeBSD, via Pacotes e via Ports.

Pacotes já estão disponíveis pré-compilados, são pacotes binários, sendo vantajoso na velocidade de instalação, não sendo necessário a utilização de um compilador no ambiente que está sendo instalado.

Instalações via Ports, são realizadas através código fonte. No processo de instalação, os fontes são baixados e compilados. Obviamente para isso, há a necessidade de um compilador no ambiente de instalação.

Mais trabalhoso e mais lento que a forma anterior, a vantagem nesse processo de instalação, é a possibilidade de personalizar opções antes das instalações ou na aplicações de patches(às vezes customizados), etc.

Abaixo a forma de instalação de ambos métodos:

Instalando com Pacote

No FreeBSD, temos o utilitário pkg_add(man pkg_add), para instalações de pacotes:

1
pkg_add /foo/pacote-2-2.tar.gz

Instalando via Ports

O Ports além de outros, dispõe de arquivos Makefiles, customizados para o processo de instalação. A coleção de ports ou árvores de ports, estão disponíveis através do diretório /usr/ports/.

Caso o Ports não tem sido instalado, é possível fazê-lo através dos utilitários portsnap ou csup. Dentro do diretório /usr/ports, há inúmeros aplicativos para instalação. No exemplo, a instalação do servidor Proxy Squid:

1
2
cd /usr/ports/www/squid
make instal clean

A instalação é realizada pelo utilitário make, que acima, está em sua forma mais simples, podendo variar conforme necessidades.

Comments